top of page

A máquina do tempo


Sinopse

A Máquina do Tempo é o primeiro e mais importante romance moderno sobre viagens no tempo, e um clássico da literatura mundial. Com uma narrativa envolvente, H.G. Wells cria a fabulosa jornada de um cientista inglês a um mundo futuro, desconhecido e perigoso. Acompanhamos suas descobertas, seu deslumbramento e o horror que, aos olhos do viajante, aos poucos se anuncia.

 

Preciso começar dizendo que não sou boa com resenhas. Mas vamos lá.

Comecei a ler o livro sem ter a menor noção sobre ele. Eu sabia que era um clássico, por causa do autor, porém só isso. Sinceramente quando eu comprei o livro eu estava com pressa e nem li a sinopse.

Mas foi uma boa surpresa. Me deparei com um livro envolvente que me prendeu e mesmo tendo sido escrito em outra época conseguiu representar sensações que poderiam ser atuais.

O livro é uma ficção cientifica sobre viagem no tempo. Hoje em dia pode não parecer grande coisa, mas em sua época H.G. Wells revolucionou esse gênero. Descobri após a leitura que esse livro foi um dos primeiros de sua carreira, e que também foi adaptado para o cinema mais de uma vez apesar de não serem adaptações fieis (só para variar em questões de filmes inspirados em livros).

O livro é narrado em primeira pessoa, tendo uma mudança de narradores feita com bastante sutileza. Os personagens não são nomeados o que inicialmente me deixou com um pé atrás, e realmente tive dificuldade de me relacionar com eles por esse motivo. Porém, como a maior parte do livro se passa de fato na viagem, isso não foi um problema.

Temos que o personagem Viajante no Tempo constrói uma máquina capaz de, bem, viajar no tempo e conta para os amigos, em um jantar, de sua aventura no futuro. Ele viaja para o ano 802.700 onde encontra os resquícios dos seres humanos em uma situação completamente diferente do que ele esperava. Mesmo que seu personagem esperasse uma situação utópica e otimista, H.G. Wells claramente mostra questões críticas de aviso ao caminho que a humanidade estava e está levando.

A situação futurística vai se revelando aos poucos e confesso que não fiquei muito surpresa. Não sei se porque foi bem gradual e eu consegui acompanhar as descobertas ou se foi porque eu fiquei o tempo todo esperando uma reviravolta grandiosa.

No geral, gostei muito. Super recomendo para quem gosta do gênero. Vale a reflexão e também o entretenimento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page