top of page

O fio da navalha


Sinopse: "Depois de participar da Primeira Guerra Mundial, o jovem Larry Darrell retorna para sua confortável vida em Chicago. Porém, abalado pela dura e sangrenta experiência da guerra, ele deseja algo além de um bom emprego, de uma bela noiva, de alguns amigos influentes e do vácuo espiritual do seu meio. Darrel quer buscar outro propósito na vida, afora 'semear e morrer'. Para encontrar uma resposta à sua angústia existencial, rompe com tudo e parte pelo mundo para buscar a si mesmo. Enquanto registro notável da jornada do espírito humano, O fio da navalha, lançado em 1944, coloca-se ao lado de A servidão humana como um dos grandes romances em língua inglesa de todos os tempos. A ação se desenvolve em territórios bem conhecidos pelo autor – a endinheirada Chicago, a agitada Europa e o espiritualizado Oriente – e mostra sua conhecida preocupação com os paradoxos do comportamento humano. Magistralmente narrado por Maugham, em vez de simplesmente expor os detalhes da busca do sentido da existência e do desenvolvimento espiritual de Larry Darrell, O fio da Navalha revela o caráter do protagonista pela análise do comportamento contrastante dos demais personagens, adeptos de um estilo de vida convencional e predominantemente materialista."

X

O Fio Da Navalha é uma história verídica, ocorrida no início do século XX. Somerset, autor e narrador personagem, começa contando a história de um casal de noivos que são completamente diferentes um do outro. Isabel é uma garota fútil, que só se importa com cargos, prestígio social, aparências e dinheiro, e Larry, o homem que ama, é o oposto. Não se preocupa com o que vestir, não dá valor algum a bens materiais. Ele, ciente de que a vida é passageira, está à procura do porquê de estarmos aqui, e como possui uma renda mensal, não faz questão de trabalhar. Assim, começa a viajar pelo mundo e decide passar um tempo com diferentes tipos de sociedades, procurando também aprender sobre diversas religiões O jovem acaba sendo rotulado por quase todos como aquele que está desperdiçando sua vida e sua inteligência. O livro narra várias das experiências de Larry e suas viagens em busca do conhecimento e o desenrolar da vida de Isabel, tudo no ponto de vista de Maugham. Conta também sobre um dos melhores amigos de Somerset: Elliott, um rico esnobe que tem como maior preocupação seu status social e sua reputação.

Não é uma leitura rápida, mas não deixa de ser boa. Gostei muito e gostaria de ler de novo. Prende a atenção e nos ensina não só por ser um livro de época, mas por ser bem rico. Indico a todos que gostem de clássicos, livros antigos, livros sobre viagens e romances.

Nota: 3,8/5

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page