top of page

Divergente


Sinopse: “Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.”

X

Uma das histórias mais surpreendentes e incríveis que eu já li, um livro excepcional. No meu ponto de vista, a sociedade ideal do livro é como a nossa, só que de forma distorcida – um motivo a mais para chamarmos esse gênero literário de distopia. Há cinco faccções e cada uma delas tem uma determinada maneira de pensar, sendo que aquele que se encaixa em mais de uma, e ao mesmo tempo em nenhuma, é chamado de divergente; portanto, todos os divergentes são uma ameaça para o perfeito funcionamento da cidade. Misturando romance e ação, várias partes o livro foca em questões como superar seus medos e ter controle sobre o pânico, o que me fez refletir sobre o assunto e pensar coisas como “Por que ter medo disso?” ou “como eu lidaria com tal situação?”. O enredo é brilhante, além de passar todas as emoções da personagem e entreter, ainda te traz um olhar crítico sobre si mesmo e sobre a sociedade. Vi o filme ainda quando estava no cinema e me apaixonei pela história, por isso decidi ler. Ainda assim superou TODAS as minhas expectativas! É narrado em primeira pessoa, pela própria Beatrice, e é recheado de detalhes importantes. Uma das lições que tirei da história é que ser diferente muitas vezes é bom e nos coloca em vantagem, mesmo que não consigamos enxergar. Li em quatro dias e não tenho nada de ruim para falar, indico a todos!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page